O Futurama – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo é um projeto cultural, transdisciplinar e colaborativo iniciado em 2021 no Baixo Alentejo, sob a direção de John Romão. Está a recrutar uma pessoa para o cargo de Coordenação de Projeto em regime de part-time, residente no Baixo Alentejo (Beja, Serpa ou Mértola, preferencialmente) ou com disponibilidade para viajar até lá.

Como principais funções incluem-se a gestão das parceiras institucionais, equipa e públicos; a coordenação da programação regular a decorrer em Beja, Serpa, Mértola e Castro Verde, com ligações pontuais a Espanha; a gestão de candidaturas e financiamentos; e o planeamento estratégico da programação.

O Futurama conta com o apoio pontual da DG Artes / Ministério da Cultura, dos Municípios de Serpa, Mértola e Castro Verde, da Direção-Regional de Cultura do Alentejo, da Fundação Millennium BCP, do Turismo do Alentejo, e com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

PRINCIPAIS ÁREAS DE RESPONSABILIDADE E TAREFAS
— Coordenação das atividades de programação artística (com artistas portugueses e estrangeiros em espaços culturais) e programação educativa (com artistas e mediadores em escolas), ao longo do ano de 2022, nos municípios de Serpa, Mértola, Castro Verde e Beja;
— Composição de candidaturas e angariação de apoios/financiamentos, em estreita relação com a Direção;
— Gestão, em diálogo com o produtor local, das residências artísticas, da programação mensal em espaços culturais (média de 4 atividades pontuais por mês) e das atividades educativas em escolas secundárias (média de 4 ações pontuais por mês);
— Relações externas com coprodutores e parceiros nacionais e internacionais, nas vertentes de angariação e produção, bem como articulação de planos de trabalho e logística;
— Gestão administrativa (contratos, seguros, etc.);
— Apoio à comunicação da programação, através do diálogo regular e de convites a parceiros institucionais e profissionais de cultura.

REQUISITOS
— Mínimo de 3 anos de experiência comprovada em gestão de projetos culturais, produção cultural, direção artística e/ou executiva de projetos culturais;
— Conhecimento e gosto pelas práticas artísticas contemporâneas nacionais e internacionais;
— Domínio da língua portuguesa e inglesa, falada e escrita (valoriza-se também o domínio da língua espanhola);
— Conhecimentos intermédios/avançados de utilização de ferramentas informáticas, nomeadamente o Office (Word, Excel, Powerpoint) e de outras ferramentas digitais (Trello, Googledrive, etc.).
— Residência em Beja, Serpa ou Mértola (preferencialmente) ou com disponibilidade para viajar pontualmente até lá;
— Residência no Baixo Alentejo (preferencialmente em Beja, Serpa, Mértola ou Castro Verde) ou disponibilidade para viajar até lá, cerca de 4-6 vezes por mês (em qualquer dos casos, as despesas de deslocação são cobertas pelo Futurama);
— Carta de condução (categoria B) e deslocação em veículo próprio.

PERFIL
— Excelentes aptidões de planeamento, coordenação e organização;
— Excelentes capacidades de expressão e comunicação oral e escrita;
— Competências de relação interpessoal, pautadas pela empatia e boa-fé;
— Apurado sentido de diplomacia e espírito conciliador;
— Capacidade e criatividade na abordagem à resolução de problemas e conflitos;
— Espírito colaborativo de equipa e partilha;
— Proatividade, pragmatismo e polivalência;
— Sentido de responsabilidade e autonomia.

CONDIÇÕES
— Início: imediato (final de janeiro);
— Regime: part-time;
— Remuneração: 500€ – 650€ (compatível com a experiência e perfil);
— Condições contratuais: prestação de serviços (recibos verdes), com possibilidade de transitar para contrato de trabalho a termo parcial após 12 meses.
— Local de trabalho: regime misto entre teletrabalho e presencial, de acordo com as necessidades da programação. Deslocações frequentes entre Beja, Serpa, Mértola e Castro Verde.

CANDIDATURA
— Enviar CV detalhado com fotografia + carta de apresentação e motivação em língua portuguesa (máximo 2 páginas), com referência à relevância da experiência profissional para o desempenho da função.
— Opcional: incluir, anexo ao e-mail, um documento adicional com links e/ou materiais referentes a eventos e/ou projetos nos quais tenha executado funções similares.

E-mail para envio de candidatura: info@futurama-alentejo.com
Assunto do e-mail: Candidatura
Data limite: 21 de janeiro 2022, às 23h59

Entrevistas:
– 1ª fase: 22 ou 23 de janeiro 2022 (via Zoom);
– 2ª fase: 25 ou 26 de janeiro 2022 (presencial, local a designar).

APRESENTAÇÃO
Futurama é um ecossistema cultural e artístico, transdisciplinar e colaborativo, que reúne 4 municípios limítrofes do Baixo Alentejo – Serpa, Mértola, Castro Verde e Beja. Aposta no desenvolvimento e na coesão territorial, através de uma programação cultural e artística assente nos cruzamentos de disciplinas artísticas (artes performativas, artes visuais, música, cinema, arquitetura, arte digital), de equipamentos culturais e patrimoniais (teatros, museus, centros culturais) e do património natural da região, comunicando com diferentes públicos. Paralelamente, o programa educativo, de mediação junto de escolas secundárias e universidades é um eixo fundamental na sua missão.

A programação anual é constituída por 3 eixos principais: residências artísticas, programa educativo (modelo misto, entre o presencial e o online), projetos participativos (diálogo entre práticas contemporâneas e tradicionais) e a programação de um novo festival. A programação decorre entre os municípios de Beja, Serpa, Mértola e Castro Verde, municípios limítrofes.

Com parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais, o Futurama visa promover os capitais humanos, simbólicos e culturais da região à escala nacional e internacional; combater através das artes e da cultura contemporâneas o despovoamento da região; investir em comunidades de população jovem ativa, criativa e empreendedora.

www.futurama-alentejo.com
www.facebook.com/futurama.alentejo
www.instagram.com/futurama.alentejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.